quinta-feira, 3 de abril de 2008

Dinheiro não se come!

Vamos a realidade que não quer ser dita. Dinheiro não se come e dinheiro nao se bebe. Já existe uma fala popular que alega o seguinte: "Quando a última árvore tiver caído, o último rio tiver secado e último peixe for pescado, voces vão entender, que dinheiro nao se come!". Durante a aula de matemática hoje, surgiu um debate sobre dinheiro, aonde o que mais me espantou foi ver tamanha ignorância de certas pessoas ao afirmarem com toda certeza que dinheiro É a coisa mais importante, quando na verdade, mal sabem eles que o que nos deixa feliz durante certo tempo, são os benefícios trazidos pelo dinheiro e não ele em si.

Voltemos ao descobrimento do Brasil, os portugueses chegaram por aqui, ficaram deslumbrados com a beleza do lugar, ao descobrirem nossos tesouros começaram a fazer uma coisa chamada Escambo, troca de mercadorias entre portugueses e índios. Trocavamos nossos tesouros por coisas sem valor, e de fato, saímos no prejuízo até hoje. Muito tempo depois, foi lançada a Guerra Fria (Alemanha x EUA), que dividiu a Alemanha em dois lados. Um lado, era baseado na propriedade privada, visava o lucro (capitalismo), o outro era baseado na propriedade coletiva (socialismo). E para surpresa geral, a maior potência de todos os tempos ganhando tansformando o mundo inteiro em capitalistas fascinados pelo dinheiro. Assim somos até hoje, nao vivemos sem aquelas notinhas ou moedinhas no bolso pra fazer um lanchinho ou comprar uma água.

Pessoas matam, roubam, mas muitas vezes não porque querem, mas porque precisam pra sobreviver. Não que eu defenda pessoas que fazem coisas do tipo, mas com tanta informação, tanta globalização de hoje em dia, o que nos impede de demonstrar que dinheiro, de uma forma geral, além de "trazer" felicidade, tambem atrapalha? Espaço talves, talves se nao fosse pelo dinheiro, eu nao estaria aqui, com meu computador e meu blog. Talves se nao fosse pelo dinheiro eu nao estaria estudando, mas também nao haveriam pessoas roubando e matando por aí. Não que o mundo fosse viver em paz, mas concordo que a volta do escambo de uma maneira justa ajudaria bastante as coisas a melhorarem mudialmente.

Resumindo: O dinheiro não é, e nunca vai ser a coisa mais importante, porém os benefícios trazidos por ele são importantes. Não estou defendendo socialismo ou capitalismo, afinal, também tenho minhas roupas de marca e aprecio, apenas acho que uma troca justa daria sentido as coisas que realmente importam, mas que são deixadas de lado.

Que um dia, quando o mundo se der conta de tamanha burrice, não seja tarde demais.

Nenhum comentário: